hoje
Este componente tem basicamente 3 funções no aquário:
* Serve de elemento filtrante, pois proporciona condições para fixação dos micro-organismos necessários à filtragem biológica.
* Serve de suporte às raízes das plantas;
* Faz parte do conjunto decorativo;
Deve ser usado como substrato de fundo um areão de rio com granulometria média (entre 3 e 5 mm), para que a filtragem de fundo funcione adequadamente e para que as plantas possam se enraizar. Não se deve usar cascalhos que possam causar alterações na qualidade da água ou que contenham arestas onde os peixes possam se ferir. Para as pedras utilizadas na decoração também valem estas regras, devendo portanto serem elas do tipo seixo de rios. A quantidade de cascalho deve ser suficiente para cobrir as placas de filtro e possuir uma altura de 4 à 6 cm. A Iluminação
Como os aquários normalmente estão localizados em locais fechados, é imprescindível que sejam equipados com sistemas de iluminação artificial, para realçar a decoração e os habitantes do aquário, além de fornecer energia para o desenvolvimento das plantas (fotossíntese).
O tipo mais usado é o de lâmpadas fluorescentes, ou "lâmpadas frias", nos modelos fabricados especificamente para uso em aquários. Deve-se seguir uma proporção aproximada de 1 watt para cada 2 litros de água para determinar a potência e a quantidade de lâmpadas. Em aquários pequenos, pode-se usar lâmpadas incandescentes ou "comuns" de bulbos transparentes e potência 15 watts. Lâmpadas incandescente de maior potência causarão excesso de algas (limo) e aquecerão demais a água.
A iluminação deverá funcionar no máximo 6h/dia no verão e 8h/dia no inverno.
O Sistema de Aquecimento
Para a manutenção da temperatura desejada usa-se aquecedores e termostatos elétricos, que muitas vezes estão contidos em um único equipamento. A verificação da temperatura é feita com termômetros,