Histórico do conhecimento científico e suas derivações
CENTRO UNIVERSITARIO DE VOLTA REDONDA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM JORNALISMO
MARIANA CORTES ALVES
METODOLOGIA CIENTÍFICA
HISTORICO DO CONHECIMENTO CIENTIFICO
CONHECIMENTO E SEUS NIVEIS
VOLTA REDONDA
2015
Histórico do conhecimento científico Desde o início da humanidade já se encontravam traços rudimentares de conhecimentos e de técnicas que constituíram a futura ciência. A revolução cientifica propriamente dita, registra-se nos séculos XVI e XVII, com Copérnico, Bacon e seu método experimental, Galileu, Descartes e outros. As ciências, no estado em que se encontra atualmente, é o resultado de tentativas aleatórias e de pesquisas cada vez mais sistemáticas e científicas nas etapas posteriores visando seu aperfeiçoamento e ampliação ao longo do tempo.
Aos poucos o método experimental foi sendo aperfeiçoado e aplicado em novos setores. Essa evolução das ciências tem, sem dúvida, como mola propulsora os métodos e instrumentos de investigação aliados ao espirito cientifico, perspicaz, rigoroso e objetivo, que foi desenvolvido ao longo da história.
O conhecimento e seus níveis O que é conhecer? É uma relação que se estabelece entre o sujeito que conhece e o objeto conhecido. Essa relação pode ser física, sensível, na qual ocorrem modificações de um órgão corporal do sujeito; e a representação não sensível que ocorre com realidades, como conceitos, verdades, princípios e leis; tem se esse conhecimento como intelectual.
São quatro os níveis de conhecimento:
Conhecimento empírico: é o conhecimento do povo ou senso comum, obtido ao acaso após ensaios e tentativas, é ametódico e assistemático.
Conhecimento científico: procura conhecer, além do fenômeno, suas causas e leis. Ele tem por características: certo, por saber explicar os motivos de sua certeza; geral, por conhecer no real o que há de mais universal e válido para todos os casos da mesma espécie; metódico e sistemático, por não ignorar que os seres e fatos estão