FILME HER I
Um dos excelentes filmes chineses que foram feitos é com certeza Herói, com astro internacional Jet Li, lançado em agosto de 2004.Quando o cultuado diretor chinês Zhang Yimou resolveu fazer este filme, uniu-se a outro diretor, o Australiano Christopher Doyle.Zhang é um pintor cinematográfico, sempre com deslumbrante fotografia, como se fizesse filmes pintando as cenas em natureza morta, já Doyle é mais ação. Para muitos é apenas mais um filme chinês sobre artes marciais e pessoas voando com suas armas, só que este tem um diferencial e tanto para para ser destacado: as cores.As cenas são todas quase monocromáticas e a cor é sempre escolhida cuidadosamente, para expressar as emoções e verdades da Cena.
DESVENDANDO AS CORES
Os diretores traçam uma história cromática sobre como um assassino anônimo na antiga China supera três rivais para conseguir chegar perto do imperador e poder assassiná-lo. Três versões são contadas sendo duas falsas e uma verdadeira e as cores estão lá para te guiar. O filme trata a cor de forma não convencional, as cores são as estrelinhas, elas contam a parte não dita da história, através de indicações e interação com personagens e ambientes, complementando-a.
PSICOLOGIA DAS CORES
Preto: As cenas onde o preto predomina são o presente, a história que está acontecendo de fato enquanto o filme está acontecendo. O preto na tela é a ausência cor, portanto, é a história sendo contada nua e crua, da forma mais neutro possível sem tentar influenciar o expectador.
Verde: O verde no filme representa o passado, os flashbacks muitas vezes contados pelo imperador sobre fatos que aconteceram e que servem para explicar o presente.
Vermelho: O vermelho representa a dualidade de paixão e ódio e narra a primeira história contada sobre paixão de dois assassinos e desenrolar trágico que esta paixão acabada desencadeando. Algumas cenas são misturadas com amarelo, que é a ação, vibração da cena e dá um contraste com vermelho de forma a não anulá-lo. Uma das