quebra pedra
Farmácia
Farmacognosia II
Phyllanthus niruri
Quebra-pedra
QuebraMax®
Ana Martins Neto
Lorrany Alves Silveira
Marcus Vinícius do Vale Gomes
Divinópolis/MG
Novembro/2014
Introdução
Popularmente conhecida como quebra-pedra, Phyllanthus niruri é uma planta que se difunde por quase toda a região tropical e possui um uso medicinal de longa data. Em estudos farmacológicos verifica-se o seu uso como diurética, para eliminação de cálculos e para tratamento de afecções renais (LORENZI; MATOS, 2008).
O Cálculos renal ou urolitíase é um dos problemas urológicos mais comuns, atingindo cerca de 13% dos homens e 7% das mulheres nos Estados Unidos (LONGO et al., 2013).
Os cálculos podem ser formados por sais de cálcio, ácido úrico, cistina e estruvita.
Geralmente só produzem sintomas quando atingem o ureter ou obstruem a junção uteropélvica, causando dor e produzindo sangramento (LONGO et al., 2013).
O diagnóstico da urolitíase é feito por meio da história clínica do paciente e confirmação através da tomografia computadorizada sem radiocontraste (LONGO et al.,
2013).
Assim, o objetivo de nossa empresa Phylamed Pharma foi desenvolver um medicamento fitoterápico a base da planta P. niruri para tratamento da urolitíase.
Segurança e Eficácia
Registro
Apesar do uso difundido da espécie P. niruri, essa não está presente no registro simplificado da ANVISA. Sendo assim, esse trabalho tem por objetivo avaliar a eficácia e segurança comprovada da planta para o tratamento de urolitíase. Para isso, utilizamos os seguintes artigos de acordo com as referências bibliográficas apresentadas na IN n° 05/2010.
Grupo II (2 pontos)
GILBERT et al., 2005
Farmacopéia Brasileira, v. 2, 5 ed, 2010, p. 1229 - 34.
Grupo III (1 ponto)
LORENZI; MATOS, 2008
Publicações brasileiras não inclusas nos grupos I, II e III (0,5 pontos)
AITA et al., 2009
BOIM; HEILBERG; SCHOR, 2010
CRUCES et al., 2013
Segurança (relatos de toxicidade)
Nos estudos de