Histórico de Paris e Nova Iorque, urbanismo
Matrícula: 2014.1.025.0523
Disciplina: Noções de Arquitetura e Urbanismo/Turma A-03
Professora: Luri Sabina
Data: 27/02/2014
Trabalho referente à resenha dos documentários apresentados em sala, Descontruindo Paris e Desconstruindo Nova Iorque, ambos da Discovery Channel.
Paris Paris, capital da França, é conhecida hoje pelos seus estilos arquitetônicos e pontos turísticos, entretanto, por traz de todos os requintes e belezas da capital existe um sistema urbanístico avançado, de longa data de evolução e grande valor histórico. Sistemas esses que foram necessários para driblar as necessidades populacionais, políticas e limitações da geologia local. Inicialmente Paris era um simples forte em uma ilha no Rio Sena, sua primeira forte mudança veio com o domínio romano. Os romanos foram os primeiros idealizadores de Paris, constituindo ali um povoado com as primeiras pontes interligando as margens do Rio Sena e as primeiras características de uma pequena cidade. Pouco antes século XIII, com a necessidade de defesa da cidade houve a construção, pelo Rei Felipe Augusto, engenheiro visionário, de uma muralha, esta que seria a modificação mais radical no aspecto urbano até o momento. A construção que esta preservada até os dias de hoje, não significou somente uma paisagística diferente, mas toda a mudança do comportamento local. A muralha oferecia aos moradores uma maior segurança, bem como uma melhor oportunidade de vida nos centro urbano, o que culminou com o grande aumento da população, tanto que no final do século XIII, Paris já era a maior cidade da Europa Ocidental.
Com o aumento da população surgiram os primeiros problemas urbanos, o principal deles na época foi à falta de água, uma vez que o Rio Sena praticamente secava durante períodos do ano e suas águas já apresentavam poluição. Surgiram então às primeiras obras criativas e engenhosas de Paris, ainda fazendo uso de engenharia medieval, monges projetaram as primeiras