Histórico de montes claros go
A História de Montes Claros faz parte de um contexto histórico ainda maior; o povoamento e interiorização do Brasil durante o século XIX e primeiras décadas do século XX, juntamente com a prática da pecuária e da lavoura, após o efêmero “ Ciclo do Ouro”. Montes Claros teve sua origem com o povoado de Salobinha. O lugarejo pertencia ao distrito de Registro do Araguaia que já era distrito da Cidade de Goiás desde 1902.
No decorrer do século XX, Salobinha¹ passou a pertencer ao Distrito de Diorama, que no final dos anos 50 começou a reinvindicar o desmembramento e emancipação da mesma. De acordo com a lei Municipal 244 de 30 de janeiro de 1958, Salobinha foi desmembrado da área de terras de Diorama, o que a fez Distrito Municipal. Do período de separação destas duas localidades até Salobinha elevar -se à categoria de município (1963), situações adversas ocorreram no cenário político da região, como por exemplo, a própria emancipação de Diorama, deixando de ser distrito ao título de Município.
Em dezembro de 1958, Salobinha passou a ser Distrito de Diorama. O povoado continuou a busca por crescimento econômico e emancipação política, através de diálogos na Câmara, eleições e, idas e vindas de Diorama à Salobinha, até chegarem a um acordo. Estes fatos são relatados Pelo senhor José Clares Ferreira, conhecido na cidade como José Paraíba - que na época em questão foi eleito vereador e no seu mandato acompanhou e votou para a fazenda tornar-se município. Observa-se no relato:
sou candidato, (voz baixa) ai foi eleito, apoiei ele ai mudei... Mas morava aqui, mas aqui pertencia a Diorama, ai candidatei por Diorama, aqui não era emancipado... Eu candidatei (incompreensível) ele tinha prometido na campanha dele que se eleito ele emancipava Salobinha, aqui chamava Salobinha, ele emancipava aqui, ele foi eleito e essa promessa ele cumpriu, porque ele ao lado dele quatro vereador naquele tempo era sete vereador,