Histórias das univercidades
HISTÓRIAS DAS CIENCIAS E UNIVERSIDADES
Alunos: • Carlos Eduardo Oliveira RA: B0135G-4 • Luiz Miguel da Silva RA: B1430A-0 • Leonardo Gallo Nunes RA: A727HJ-6 • Rafael Henrique Rodrigues RA: B09047-2 • Paulo Augusto Seiffer RA: A1827E-5
Disciplina: MTA (Metodologia do Trabalho Acadêmico)
Professora: Angeles
Março - 2013
Universidade é uma instituição de formação profissional, que abrange o ensino superior, o nome vem do latim universitas e referencia-se a um conjunto de escolas que professam a ciência, ou seja, o ensino do conhecimento universal e pluridisciplinar.
Segundo Mazzari Júnior "as universidades gozam de autonomia para executar suas finalidades, em estrita observância ao texto constitucional, porém este direito não proibe o Estado de verificar o uso desta prerrogativa nas atividades que lhes são próprias.
Os primeiros vestígios que se tem conhecimento, do que denominamos como ensino superior, deu-se início aproximadamente no século VII a.C., na Europa. Nesse princípio, eram denominadas como Escolas de Alto Nível de Superior. Nasceu um de conceito de ensino, através do Conhecimento Filosófico, sendo este ministrado pelos grandes filósofos, Aristóteles, Platão e Sócrates, embasado pela reflexão focando na lógica. Nos primórdios, os ensinos eram ministrados com muita propriedade, e com uma exclusividade extrema, visto que eram apenas o mestre e o pupilo, elevando assim o ensino de maneira particular ao aluno. Desenvolve-se então, a busca pelo conhecimento, através de pesquisas e estudos apregoando a elucidação de questões filosóficas, sendo estas tais, os alicerces da filosofia natural.
Na Idade Média, ocorreram grandes transformações no ensino, pois o mesmo tornou-se refém da Igreja Católica, que se interessou pela formação culta do clero, que através do Conhecimento Teológico