Histria da contabilidade
A evolução da Contabilidade está associada ao progresso da humanidade. Esse fato foi analisado por alguns pensadores, a seguir:
•Melis: A história da contabilidade é, em certo ponto, uma consequência da história das civilizações, de suas transformações as mais altas manifestações, sobretudo no campo econômico.
•Vlaemminck: Relacionou a evolução da contabilidade com a evolução da economia, ou seja, em cada época ou região a economia transforma-se, progride ou regride e as técnicas ou métodos contábeis a acompanham.
•Iudícibus: A produção das teorias e práticas contábeis está associada ao alto grau de evolução comercial e social de cada nação.
•Sá: Quase sempre os progressos contábeis coincidem com a evolução do homem, afinal a contabilidade nasceu com a civilização.
•Schmidt: Afirma que a contabilidade se manifestou antes do homem desenvolver a civilidade; A história do pensamento contábil e produto do meio social de seus usuários, em termos de espaço e tempo.
À medida que o homem começava a possuir maiores quantidades de valores, preocupava-lhe saber o quanto poderiam render e qual a forma mais simples de aumentar suas posses; tais informações não eram de fácil memorização quando já em maior volume, requerendo registros.
À proporção que as operações econômicas tornam-se complexas, o seu controle