História
Autor Jáydam Wenner da Silva Oliveira
“Fluxo imigratório uma questão polemica"
No século XIX o Brasil vivenciou um período conturbado de sua história. Com a abolição da escravidão se torna visível à escassez da mão de obra, Quem iria trabalhar nas lavouras cafeeiras? Havia pouca preferencia pela o trabalho realizado pelo os escravos, que por muito tempo passaram a ser descriminalizados. O Brasil fica submerso a uma crise sem procedentes.
A solução encontrada naquela época foi elaborar politicas que estimulassem a imigração de camponeses para solos brasileiros. Em meio a essa crise a imprensa teve um papel fundamental, através dela se tornou possível a publicação de propagandas muitas delas "utópicas" somente para atrair os imigrantes. Nessas propagandas realizadas os imigrantes teriam uma remuneração bem melhor em relação outros países, além disso, contariam com boas condições de vida. A politica deu certo, muitos imigrantes vieram para o Brasil chegando aqui se depararam com uma realidade completamente diferente daquela que eles imaginaram. Presos as terras de seus senhores de engenho, principalmente pela falta de dinheiro não tiveram condições de voltar para suas terras de origem. O Brasil emerge de uma crise.
Dois séculos depois desse acontecimento histórico, o Brasil vive uma realidade completamente contrária, com uma população pouco maior de 190 milhões de pessoas o problema encontrado não é mais a escassez de mão de obra, mas a falta de oportunidades no mercado de trabalho, assim como nos demais países. Outro problema encontrado atualmente é simplesmente o excesso de imigrantes haitianos e bolivianos que entram ilegalmente no Brasil em busca de melhores condições de vida. A prática utilizada hoje é repressiva e não mais acolhedora como antes. E por que não ajudar aqueles que um dia tiveram um papel importante para que saíssemos daquela situação difícil. O governo brasileiro deve se conscientizar e adotar medidas inclusivas