Sustentabilidade
UNIPLAN
Gisely ferreira dos Reis
Responsabilidade e sustentabilidade nas organizações
Brasília-DF
2012
Resumo
Este trabalho tem como finalidade atentar a incitação de uma consciência responsável por parte das organizações para com o meio ambiente e sociedade.
A prática do desenvolvimento sustentável gera benefícios tanto para as organizações quanto para a sociedade. No entanto, uma organização tem muito a ganhar adotando as práticas do desenvolvimento sustentável, tais como: melhoria no desempenho da empresa, maior satisfação dos clientes, conquistas de melhores mercados, entre outros. Já a sociedade tem a ganhar com a melhoria na qualidade de vida, geração de empregos e renda.
Portanto, uma técnica eficiente a ser utilizada por todas as organizações que querem se manter em competitividade no mercado.
Introdução
A Responsabilidade social e a sustentabilidade são questões cada vez mais importantes no âmbito empresarial e acadêmico.
Este trabalho tem como propósito abordar sobre a sustentabilidade nas empresas, expondo em especial os dados mais importantes, desde a sua criação ate os dias atuais, principalmente o que está relacionado ao conceito de desenvolvimento econômico e social.
Enfim, todos os temas relacionados às iniciativas que as empresas estão buscando para se tornarem mais competitivas no mercado, tendo em vista a responsabilidade social e ambiental.
Aspectos históricos
A Revolução industrial foi à principal responsável pelo agravamento ambiental. Neste período, alguns estudiosos e observadores perceberam a velocidade da destruição e desperdício dos recursos naturais, da quantidade de lixo produzida e a quantidade de lançamentos de gases poluentes.
Até os anos de 1980 pensava-se que era impossível a reconciliação entre o desenvolvimento econômico e a preservação do meio ambiente. Nesse mesmo ano surgiu na ONU o conceito de desenvolvimento sustentável, que procura suprir a