História
CAMPUS II
SANTANA DO IPANEMA
II PERÍODO DE PEDAGOGIA
Mônica Veironice Correia de Souza Alves
A História do Brasil, Por Bóris Fausto
O autor Bóris Fausto, trás em sua visão de historiador os grandes momentos da História do Brasil de uma forma clara e com uma interpretação comprometida à sociedade brasileira por meio de uma reconstrução dos processos históricos ao qual ele se propõe a analisar e estudar.
De forma linear e cronológica, pela a narrativa do autor é construído um mosaico dos processos históricos que contribuíram para a formação da nação brasileira desde que os portugueses aqui chegaram em 1500. São discutidos elementos relacionados a iniciação portuguesa no processo de expansão marítima, bem como objetivos centrais da busca por novas terras, ouro e especiarias. São narrados comentários sobre as características básicas das representações de exploração implantado pelos portugueses no Brasil, destacando a exploração das propriedades rurais de lavouras, que voltadas a exportação, consequentemente a exploração em grande escala do trabalho escravo.
A formação do império brasileiro, as suas diversas fases e mudanças na vertente econômica interna, isso são marcas do processo histórico brasileiro, esse período trouxe fortes alianças políticas, que levará ao fim monárquico. Surgi a República Velha que é o resultado de um novo alinhamento das forças políticas, no final do século XIX, com a superioridade do setor cafeeiro e destaque do exercito a principio comandado por militares de oligarquias regionais dominantes, especialmente as de São Paulo e Minas Gerais. Essa nova etapa da história brasileira definiu a chamada política do “café com leite” ou “política dos governadores”. Entre outras discussões, também são lembrados os processos de substituição de mão de obra, com destaque para a imigração externa a ampliação e desenvolvimento da industrialização e os movimentos sociais que originam à denominada revolução da década