História
Disciplina: História do Brasil
Resumo do Grupo 2
2.17 _ As primeiras atividades econômicas
2.17.1 _O açúcar
2.17.1 _ O engenho
No Brasil existia varias regiões que se diferenciavam entre si. Esse fato era mais acentuado nos períodos coloniais. Nesse período a comunicação era difícil e existiam áreas inexploradas e desconhecidas.
_ O açúcar
O primeiro centro de colonização e de urbanização da nova terra foi o litoral do nordeste.
Até meados do século XVIII a região nordestina era designada como o Norte, tendo Salvador como a Capital do Brasil até 1763.
Salvador foi por muito tempo à única cidade importante. No século XVIII contava com 14 mil habitantes (1585) 25mil (1724), e cerca de 40 mil em 1750.
Levando em considerações que metade desses habitantes eram escravos. A empresa açucareira foi o principal fato de ativação socioeconômica do Nordeste. O açúcar no século XV era utilizado como remédio ou condimentos exóticos. Logo depois passaria de um produto de Luxo para um produto de consumo em massa.
A cana de açúcar era originária da INDIA.
Ela chegou à PÉRSIA e depois foi lavada pelos conquistadores árabes a costa do MEDITERRÂNEO.
A produção açucareira foi predominante, nas ilhas do Atlântico.
Não há uma data especifica de quando a cana de açúcar foi introduzida pelos portugueses no Brasil.
Martim Afonso que trouxe em 1532 um perito de manufatura do açúcar, bem como portugueses, italianos e flamengos com experiência na atividades açucareira da Ilha da Madeira.
Plantou- se a cana e assim constituíram engenhos em todas as capitanias, de SÃO VICENTE a PERNAMBUCO.
O Regimento de Thomé de Souza continha uma série de preceitos para estimular o plantio e a moenda de cana, para assim conseguir a inserção de impostos por um certo tempo.
O Governo Geral por determinação do regimento construiu um engenho de propriedade da Coroa em PIRAJÁ, próximo a Salvador.
_ Até o século XVIII a cachaça e não o açúcar foi o principal