história
CURSO DE LICENCIATURA DE HISTÓRIA
ROSENILDO VIANA PINTO
RESENHA: Forma e Significado na História Oral
A Pesquisa Como Um Experimento Em Igualdade
Nova Esperança do Piriá – Pa
JANEIRO/2015
ROSENILDO VIANA PINTO
RESENHA: Forma e Significado na História Oral
A Pesquisa Como Um Experimento Em Igualdade
Trabalho apresentado como requisito para obtenção de média avaliativa na Disciplina Monografia I do curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Pará – UFPA.
Nova Esperança do Piriá – Pa
JANEIRO/2015
PORTELLI, Alessandro. Forma e significado na História Oral. A pesquisa como um experimento em igualdade. Traduzido por: Maria Therezinha Janine Ribeiro. Proj. História, São Paulo, (14), fev. 1997.
Rosenildo Viana Pinto1
O autor relata da história oral transmitida pelo pesquisador ao sujeito que será observado, uma vez que as respostas dadas por este iram fluir de acordo com a primeira impressão recebida pelo observado do observador podendo esta comprometer o resultado da pesquisa. Segundo o autor “Uma entrevista é uma troca entre dois sujeitos: literalmente uma visão mútua”. Por se tratar de uma troca de informações o relacionamento entre pesquisador e informante precisa alcançar um caráter de igualdade onde as condições sociais desempenham um papel importante uma vez que estas podem criar barreiras através da questão de poder, ou seja, para que o pesquisador consiga que sua entrevista alcance o caráter de igualdade será necessário que este acabe com este poder muitas vezes originário da hierarquia das desigualdades sociais.
Ao relatar algumas de suas experiências onde podemos perceber a importância do papel assumido pelo pesquisador nesta relação para se chegar a igualdade nos vem a problemática da diferença, ou seja, se para que a