História
Murilo Benevides de Oliveira
Faculdade Tecnologia e Ciências EaD
RESUMO
Tendo como principal fonte de investigação a obra de Alexandre Alves e Letícia de Oliveira, este artigo recorre ao período do renascimento no ocidente europeu, com o objetivo de identificar as fases segmentadas do avanço tecnológico, que geraram mudanças nos paradigmas da sociedade global, identificando os benefícios causados a cada nova descoberta e as consequências no comportamento social e no meio ambiente, que nos dias de hoje podem levar a extinção da humanidade. Como solução, o artigo apresenta um entrelaçamento de toda a sociedade global, para aderir às novas correntes ideológicas do preservacionismo e o conservacionismo, que levam em conta, as novas normas de conduta social e a proteção ambiental como única forma de salvação da humanidade.
Palavras-chave: Artigo Científico, Revolução Industrial, Meio Ambiente, Sociedade Globalizada.
1 INTRODUÇÃO
Entre os séculos XIII e XV, a sociedade ocidental da Europa - a princípio na Grã-Bretanha -, descobriu no iluminismo uma nova forma de vida que veio determinar mudanças radicais no meio da sociedade feudal. Uma das principais mudanças foi a produção e a comercialização de produtos manufaturados. Entretanto, foi apenas em meados do século XVIII, com a criação da máquina a vapor, que a produção e a comercialização dos produtos passariam a ditar radicalmente as mudanças na forma de vida da humanidade. A partir de então, o processo de evolução da tecnologia industrial decorreu por 3 fases que geraram benefícios e prejuízos para o homem e o meio ambiente, e ficaram conhecidas coma a primeira, a segunda e a terceira Revolução Industrial.
2 DESENVOLVIMENTO
Desligando-se dos paradigmas determinados pela sociedade feudal, o homem passou a buscar na comercialização de produtos uma nova atividade para a sua sobrevivência, tudo isso para suprir as necessidades deixadas pelo