História
As principais características da 1ª constituição foram:
Nome do país – Império do Brasil
Carta outorgada (imposta, apesar de aprovada por algumas câmaras municipais da confiança de D. Pedro I). Estado centralizado / Monarquia hereditária e constitucional. Quatro poderes (Executivo / Legislativo / Judiciário / Moderador (exercido pelo imperador) O mandato dos senadores era vitalício. Voto censitário (só para os ricos) e em dois graus (eleitores de paróquia / eleitores de província) Estado confessional (ligado à Igreja – catolicismo como religião oficial) Modelo externo – monarquias européias restauradas (após o Congresso de Viena). Foi a de maior vigência (durou mais de 65 anos) Obs.: foi emendada em pelo ato adicional de 1834, durante o período regencial, para proporcionar mais autonomia para as províncias. Essa emenda foi cancelada pela lei interpretativa do ato adicional, em 1840.
A economia dos Estados Unidos e de toda a Europa interfere diretamente na nossa. Além do mais nossa cultura, infelizmente, está perdendo autenticidade. As pessoas acham mais bonito o que é importado. Tudo vem para cá, marcas, do tipo Nike, hábitos, moda, copiam tudo”
“Quase que diariamente vemos notícias que denunciam casos de trabalho infantil, trabalho escravo, prostituição, famílias sem moradia, sem acesso a educação de qualidade, sem saúde,... Enfim, falta muita coisa e muitas outras