História
Disciplina: História da América I
Professora: Maria Isabel
Aluno: Bruno Corrêa de Sá e Benevides
Relatório Final – Textos discutidos em sala de aula.
Trata-se de relatório cuja finalidade é, em síntese, trazer um apanhado geral dos textos de autores diversos estudados em sala de aula. Ao todo, nessa primeira parte do curso, foram discutidos e aprofundados 4 (quatro) textos. O tema central é único: a história da América Latina, com ênfase na colonização espanhola.
Para tanto, os textos – repita-se: de autores diversos – foram apresentados com base em uma cadeia cronológica e um esquema didático propício. Assim, além de seguir o contexto temporal, foram dividos considerando as etapas e os setores sociais existentes na época.
Há um texto, o primeiro, que retrata o período americano pré-colonial, os povos indíginas aqui existentes. Um segundo que vai aprofundar e esmiuçar os reinos espanhois relacionando-os com as navegações do século XV. Um terceiro fazendo considerações a respeito do processo de conquista espanhol do território assim como dos indígenas, e por fim um último estudando a estrutura colonial montada pela coroa espanhola na América.
Os textos de modo geral são extensos e bem analíticos. Portanto, um esforço foi feito para retirar o que se julgou importante a ser abordado em sede de relatório.
O primeiro a ser analisado é um texto do historiador mexicano Miguel Portilha. Em verdade é o capítulo primeiro do livro História da América Latina, volume I, cuja organização pertence ao historiador Leslie Bethell. O título do capítulo em epígrafe é ‘A Mesoamérica antes de 1519’.
De início, Portilha afirma que “o México, a Guatemala, El Salvador, Honduras e, em menor grau, a Nicarágua e a Costa Rica, assim como o Equador, o Peru, e a Bolívia nos Andes centrais, têm suas raízes profundamente enterradas no subsolo de suas civilizações pré-colombianas” (BETHELL, p. 25).
Assim, em várias partes do