História
No final do século 19, o chefe de duas tribos indígenas americanas conhecido como Cacique Seattle, fez um grande comentário referente a natureza, ‘’ Se o homem branco’’ tivesse ouvido as suas palavras,certamente as coisas seriam bem diferentes hoje,mas ainda dá tempo. Conhecida como um dos maiores pronunciamentos referente ao meio ambiente, este discurso ainda encanta vários ambientalistas. Hoje em dia ganha admiração em respeito disto, pois hoje a população mundial, já sofre vários danos em relação a natureza como terremotos,tornados,enchentes entre outros que acabam relatando em muitas mortes,pessoas desabrigadas,isto não veio por acaso,por incompetência humana,onde não soube utilizar de melhor maneira a natureza.
O chefe Seattle defende a tese de que pobreza não é só falta de educação! Antes dos "educados" portugueses chegarem no Brasil, não existia pobreza. Os “primitivos” índios não eram miseráveis como são hoje, vivendo à margem de uma sociedade consumista mercantilista que não dá acesso a eles.
Geração de renda, valorização da cultura local são alguns componentes muito importantes para solucionar o problema da pobreza. Um grande exemplo de valorização da cultura nativa do continente americano é o da Carta do Chefe Seattle.
No ano de 1854, o presidente dos Estados Unidos Franklin Pierce fez a proposta de comprar grande parte das terras indígenas, oferecendo em troca, a concessão de outra "reserva". Os índios Duwamish e Suquamish habitavam a região onde hoje se encontra o Estado americano de Washington, no extremo Noroeste dos Estados Unidos, divisa com o Canadá e claro, não queriam abandonar seu lar.
Ele quis dizer que os que o problema social foi trazida pelos portugueses,os índios na época antes de chegada deles não haviam problemas sociais. E hoje vivem em uma sociedade mercantilista que não valoriza os índios,onde ai então começa as