História
Publicado em 12 de fevereiro de 2013 por arthurlacerda
Colonização portuguesa superior à inglesa.
12.2.2013.
Arthur Virmond de Lacerda Neto.
É corrente no Brasil a opinião de que a sua colonização foi inferior à dos ingleses, na América do Norte. Será verdadeira ?
Quem lê a História do Brasil, do inglês Roberto Southey; a História dos Estados Unidos, de André Maurois; a História do Brasil, de Rocha Pombo; Fórmulas políticas do Brasil holandês, de Mário Neme; O mundo que o português criou, Novo mundo nos trópicos, Um brasileiro em terras portuguesas, de Gilberto Freyre e, sobretudo e por todos, 500 anos do descobrimento. Uma nova dialética, do brasileiro Carlos Raimundo Lisboa de Mendonça, descobre que a colonização portuguesa no Brasil foi superior – superior, em todos os sentidos, à inglesa nos atuais E. U. A., por sua vez inferior e menos do que medíocre. Inferior e menos do que medíocre.
Quem não leu 500 anos do descobrimento e repete os lugares-comuns em circulação no Brasil, depreciativos do nosso passado, que nos causam vergonha dele e das nossas origens, que infundem sentimento de inferioridade, no brasileiro, em face dos estrangeiros (notadamente dos E.U.A.) acha-se mal informado e carece, urgentemente, de lê-lo e de prosseguir estudos mercê da leitura dos mais livros que citei.
Há os mitos de que fomos colonizados pelo pior povo do planeta, de que a nossa desgraça consistiu em não o havermos sido pelos ingleses, de que teria sido muito melhor a permanência dos holandeses no nordeste, de que a presença destes foi maravilhosa, de que os males do Brasil resultam da sua herança colonial. Em nada disto há realidade; em tudo isto há distorções que a observação dos fatos desmente (1).
Eis a verdade ou as verdades: 1) a colonização portuguesa no Brasil foi previdente, competente e frutuosa; 2) a colonização inglesa na América do Norte foi negligente, incompetente, não deixou obra duradoura nem a Inglaterra