biologia
Vegetais e plantas são autotróficos (fotossíntese), eucariontes, multicelulares, ciclo reprodutivo haplobionte (metagênese, gerações que variam entre gametófito(haplóide N, gametas produzidas por mitose) e esporófito(diplóide 2N, produz esporos por meiose.)
Briófitas desenvolveram rizóides que estão presentes em suas raízes e tiram água e sais minerais do solo, eles são distribuídos para o resto da planta por meio de difusão e osmose, criptogamas (sist. Repr. Pequeno, escondido), vivem em ambiente úmido e sombreado e seus gametas desenvolvem-se na água. Não possuem caule e folhas verdadeiras por isso é formada apenas por um talo. Ciclo reprodutivo duradouro é o gametófito que também é bastante desenvolvido, já o transitório é o esporófito que depende do gametófito feminino.
Pteridofitas possuem folhas, caule, raízes, e um sistema de vascularização que permite um sistema eficaz de distribuição da água, criptogamas. Vivem em ambiente úmido pois seus gametas precisam de água para se desenvolver. Ciclo reprodutivo transitório, simples e pouco desenvolvido é o gametófito e o esporófito é complexo e bastante desenvolvido.
Gimnospermas são plantas que possuem todas as adaptações anteriores e sao bem desenvolvidas, vasculares, com semente para proteger os embriões,fanerógamas (sis. Repr. Fácil de se identificar, produzem sementes), pode viver em ambiente seco. Ciclo reprodutivo duradouro é o esporófito que é complexo e bastante desenvolvido, já o gametófito é transitório, simples e dependente do esporófito.
Angiosperma possuem alem das adaptações anteriores um fruto e um órgão sexual especializado (flor), podem se estabelecer em todos os ambientes terrestres, fanerogamas. Ciclo reprodutivo duradouro é o esporófito que é complexo e bastante desenvolvido e o transitório simples e dependente do esporófito é o gametófito.
Briófita
Pequeno porte, planta só possui talo, são criptogamas, avasculares, transportam a agua por difusão e osmose, devido