história
Francisca da Silva Oliveira
(1732-1796)
Chica Da Silva
PATOS DE MINAS-MG
UNIPAM
2014
Edimilson Angelo da Silva
Projeto apresentado á disciplina Projeto Integrador Ministrada no curso de História do Centro Universitário de Patos de Minas sob a orientação do professor –Marcos Antônio Rassi .
PATOS DE MINAS-MG
UNIPAM
2014
Edimilson Angelo da Silva
Francisca da Silva Oliveira (Chica da Silva) , (1732-1796)
Edimilson Angelo da Silva
Prof. Marcos Antônio Rassi
Centro Universitário de Patos de Minas
Projeto Integrador
Primeiro Período de História
30/05/2014
RESUMO
Francisca da Silva Oliveira (Chica da Silva ) , filha de uma negra , Maria da costa , e um branco , Antônio Caetano de Sá . A escrava Chica da Silva pertencia a Manuel Pires Sardinha , com quem teve seu primeiro filho ( Simão) . Em 1751 foi comprada por João Fernandes que chegou ao arraial do Tijuco hoje cidade conhecida como Diamantina (MG), poucos meses após compra-la ele e Chica já tinham um relacionamento . Por mais que sejam raros os casos de alforria de um escravo após sua aquisição, não se pode dizer com certeza que o contratador a tenha comprado com intuito de tê-la como concubina. O concubinato com homens brancos oferecia por um lado algumas vantagens ás mulheres negras , pois uma vez livres ,viam diminuir o estigma da cor e da escravidão , para elas e para seus descendentes .
A autenticidade de chica também marcou sua história, não apenas pelo seu poder de conquista e do mando que exercia sobre seus amantes, mas soube aproveitar as oportunidades em benefícios dos seus desejos excentricidades , ia a igreja coberta de diamantes e acompanhada por doze mucamas ricamente vestidas ; usava cabeleiras amarela cobrindo