Franquia
Recozimento é um processos de tratamento térmicos dos aços. O processo se da pelo aquecimento das peças, e o tempo em temperatura é calculado em função do tamanho da peça ou do lote, e o resfriamento em velocidades e condições adversas.Nos processos térmicos, o recozimento reduzir a dureza para ter uma maior usinabilidade das peças que irão ser construídas, existem alguns processos que necessitam de atmosfera controlada ou proteção, elas são mantidas em temperaturas relativamente baixas entre 550°C e 900°C. A temperatura é estipulada pelo tipo do aço que pode ser consultado em uma tabela do fabricante.O resfriamento é feito de maneira lenta, dentro do forno que foi aquecido ou na temperatura ambiente ou em caixas.
Normalização
Normalização é o processo térmico que visa diminuir as granulações do metal. Portanto, é um tratamento que refina a estrutura do aço, conferindo-lhe melhores propriedades que as obtidas no recozimento. Entretanto, esse processo tem algumas peculiaridades: pode ser o final de um processo aplicado a uma peça, como pode ser um processo intermediário a que tal peça é submetido.
A Normalização é conduzida em duas etapas: aquecimento (com duração que varia com a espessura da peça) em atmosfera controlada e resfriamento por exposição ao ar. O aquecimento é o da autenização (mais ou menos 900°C) e o resfriamento é em torno de 600°C. Nessa mudança de temperatura, a estrutura passa de austenita para perlita e ferrita. Uma mudança rápida para cerca de 600C tem mais chance de ter-se uma peça de granulação mais finas e uniformes, além de um núcleo menos dúctil.
Têmpera
O tratamento termico têmpera está na obtenção de uma microestrutura que proporcione ao aço propriedades elevadas de dureza e resistência mecânica. O processo consiste no aquecimento até a temperatura de austenitização, ou seja, entre 815 °C e 870 °C. O controle da temperatura durante o aquecimento, nos fornos, é feito por pirômetros. Nas forjas o mecânico identifica a