História
Capítulos 91 e 105.
O Bloco Soviético.
Com a morte de Stalin, teve início o processo de “desestalinização” – (quebra da imagem de Stalin), por Nikita Krushev.
Krushev denunciou os crimes ocorridos durante o governo de Stalin, ao mesmo tempo em que passou a adotar uma política de reaproximação com o Ocidente, a chamada coexistência pacífica.
A planificação econômica.
O lema era alcançar e superar a economia dos EUA. O melhor meio para tal foi a planificação econômica. No setor agrícola passaram a existir as fazendas cooperativas (kolkhozes) e as fazendas coletivas (sovkhozes).
O socialismo no Leste Europeu.
A política de Stalin decretou a morte das democracias populares. Ocorreu uma reviravolta nos partidos comunistas locais. A Iugoslávia foi a grande exceção, rompendo-se do bloco soviético e da URSS através de Tito, e passando a ter formas mais democráticas.
Na Hungria, os comunistas tomaram o poder com o apoio do Exército Vermelho, em um governo independente liderado por Nagy. Uma ala do Partido Comunista, fiel a Moscou, pede auxílio à União Soviética e a revolução é esmagada. Nagy é fuzilado.
A desintegração da URSS e a reunificação da Alemanha atingiram todos os países do leste europeu. Ocorreram greves na Hungria e na Polônia. Na Tchecoslováquia as primeiras manifestações não tiveram vida longa, tropas do Pacto de Varsóvia invadiram o país.
A Iugoslávia praticava um comunismo diferente, já que Tito rompeu com Stalin e manteve a unidade do país enquanto viveu.
A integração política.
O surgimento da OTAN, pacto de assistência militar pelos Estados Unidos, levou o governo soviético a criar o Pacto de Varsóvia, dos países socialistas, sob o comando de Moscou.
Capítulo 93.
A descolonização da Ásia.
Durante o século XIX, as potências européias exploraram os recursos dos continentes africano e asiático. Porém, com a Segunda Guerra, possibilitou aos povos dominados a descoberta da