celulas
Algumas das células mais velhas da Terra são organismos simples chamados Bactérias. Algumas começaram produzindo seu próprio alimento usando dóxido de carbono na atmosfera e obtendo energia do sol. O processo (chamado fotossíntese) produziu oxigênio suficiente para mudar a atmosfera da Terra. Logo depois, novas formas de vida que utilizavam o oxigênio entraram em cena. Com uma população bacteriana cada vez mais diversificada, o palco estava montado para coisas surpreendentes acontecerem.
A Teoria Endossimbiótica
Há uma forte evidência que as mitocôndrias e cloropolastos já foram células bacterianas primitivas. Esta evidência é descrita na Teoria Endossimbiótica. Por que esse nome? A simbiose ocorre quando duas espécies diferentes se beneficiam vivendo e trabalhando juntas. Quando um organismo literalmente vive dentro de outro é chamado endossimbiose. A teoria descreve como uma grande célula hospedeira e uma bactéria ingerida poderiam facilmente ficar dependentes uma da outra para a sobrevivência, resultando em uma relação permanente. Depois de milhões de anos de evolução, mitocôndrias e cloroplastos ficaram mais especializados e hoje eles não podem viver fora da célula.
“É Só Uma Teoria!”
Nos dias de hoje, as pessoas usam a palavra teoria para exprimir uma opinião ou especulação não necessariamente baseada em fatos. Mas no campo da ciência, uma teoria é uma explanação bem estabeleciada baseada em um extenso experimento e observação. Teorias científicas são desenvolvidas e verificadas pela comunidade científica e geralmente são aceitas como fato.
Mitocôndrias Têm DNA
Mitocôndrias e cloroplastos têm notáveis similaridades com as bactérias. Eles possuem seu próprio DNA, que é separado do DNA nuclear. Ambas organelas usam seu DNA para produzir muitas proteínas e enzimas necessárias para seu funcionamento. Uma dupla membrana cerca essas duas organelas, outra evidência de que elas foram ingeridas por uma célula hospedeira