animais em extinção
A Floresta Amazônica e toda a região que a compreende compõe a maior biodiversidade do planeta, com diversas espécies animais e vegetais, umas conhecidas e catalogadas e outras ainda por serem descobertas. Mas, apesar das inúmeras espécies e ainda por ter diminuído o desmatamento, alguns seres ainda sofrem grave risco de serem extintos, principalmente em razão da ação do homem na natureza, através das queimadas e até mesmo pelo tráfico de animais e plantas, que não para de crescer na região Amazônica.
Animais em Extinção na Amazônia
Isso ocorre porque o policiamento na região é insignificante, frente ao tamanho do território que se tem que cuidar. A lista de animais em risco de extinção na Amazônia é extensa e não para de aumentar, pois apesar da boa vontade, muito pouco se tem feito para preservação das espécies. Segue abaixo a lista de alguns animais em extinção e suas características:
- Peixe Boi da Amazônia: mamífero conhecido popularmente como guaraguá, é encontrado em lagos e rios pertencentes à Bacia Amazônica e pode medir até 2,80 metros.
- Doninha Amazônica: um mamífero carnívoro que mede aproximadamente 30 centímetros, sendo popularmente conhecido como Furão.
- Jararaca: Serpente venenosa frequente mortal quando ataca, há cerca de 30 espécies catalogadas na América do Sul.
- Macaco Prego: mamífero primata, espécie do gênero Cebus ou Sapajus.
- Onça Parda: felino mamífero, também conhecido como Suçuarana, está presente em todas as Américas.
- Tucano de bico preto: ave que possui grande beleza, tendo o bico preto, peito amarelo e parte dos olhos em tom de azul.
- Tatu: mamífero de casco duro, e de aparência estranha.
- Tamanduá-Bandeira: mamífero encontrado na América do Sul e Central, que pode chegar a pesar 45 quilos, não possui dentes e se alimenta através de sua língua, que mede aproximadamente 60 centímetros.
Além das espécies citadas, há muitas outras em extinção ou estado de vulnerabilidade, como a