História
3-eles viajavam muito e nessas viagens percebiam q em diferentes culturas existiam diferentes idéias sobre as coisas do mundo,q cada cultura tinha seus mitos, ai eles começaram a se indagar o q eh mesmo real, não se satisfizeram mais com crenças míticas e quiseram ir a fundo na "verdade" das coisas.
Resumindo, a troca de culturas criou a filosofia =D simples e lógico, né =)
4-Esse modo de estruturar a sociedade e pensar o mundo é comumente classificado como período Homérico (devido a Homero, poeta que narra o surgimento da Grécia a partir da guerra de Troia). Mas com o tempo, algumas contradições foram sendo percebidas e exigiram novas explicações. Surge, então, a Filosofia. Eis os principais fatores que contribuíram para o seu aparecimento:
5-A tendência de agir cada vez mais pela cabeça e cada vez menos pelo coração e pelos instintos.
6- Na análise, vc parte do todo até as partes. Na síntese, vc parte das partes até o todo.
ANÁLISE:
Todos os homens são mortais. (Todo)
Chico é um homem. (Parte)
Logo, Chico é mortal. (Conclusão)
SÍNTESE:
Todos os elefantes até hoje observados eram cinza. (Parte)
Logo, todos os elefantes são cinza. (Todo)
7-Antes da Filosofia, na Grécia, a "verdade" era uma questão de opinião: os pensadores chamados sofistas ensinavam os jovens a discursar bem, para convencer os ouvintes de que estavam certos. Era mais inteligente quem soubesse convencer melhor. Os sofistas influenciavam em muito na vida política, influenciando assim (negativamente) a vida de todos os cidadãos.
Com a Filosofia inaugurada por Sócrates a questão da "verdade" passa a ser vista de modo diferente: a verdade não é questão de opinião mas sim é algo a ser buscado através de uma reflexão crítica sobre a realidade
8-Afirmar que a razão e o