História
T1- Cap. 28 – A independência das Américas inglesa e espanhola
T2- Cap. 25 – Das Revoluções Inglesas à Revolução Industrial e
Cap. 29 – O processo de independência da América portuguesa
T1- Cap. 28 – A independência das Américas inglesa e espanhola
Pág. 381
2) Alternativa a. aumentar a receita real, impedir o contrabando e o comércio intercolonial e recuperar a Companhia das Índias Orientais.
3) Alternativa b. intensificação do controle sobre as colônias da América do Norte, devido à crise econômica inglesa ao final da Guerra dos Sete Anos (1756-63).
4) Alternativa c. cabe ao povo determinar as regras sob as quais será governado.
5) Alternativa c. de o processo de independência ter sido liderado pelos “criollos”, elite colonial sem maiores compromissos com a situação dos índios, negros e mestiços.
6) Alternativa a. a luta pelo poder entre defensores do federalismo e do unitarismo.
7. a) O episódio da conjuntura internacional que influenciou foi a Revolução Francesa, que ao proclamar a igualdade de direitos entre os cidadãos, não incluíram os habitantes de suas colônias, mantendo a escravidão.
b) Liderança dos escravos na condução do processo de independência.
Um dentre os reflexos: Temor de que a luta pela independência significasse o término da escravidão; Aliança entre os proprietários de terra e o herdeiro do trono português por medo de uma rebelião escrava.
8) Alternativa a. aumentar a receita real, impedir o contrabando e o comércio intercolonial e recuperar a Companhia das Índias Orientais.
T2- Cap. 25 – Das Revoluções Inglesas à Revolução Industrial
Pág. 339
2) Alternativa d. pela aproximação econômica entre a burguesia comercial-manufatureira e a nobreza dos cercamentos configurada na Revolução Gloriosa.
3) Alternativa c. a capacidade de mobilização dos trabalhadores em defesa dos seus interesses.
4) Alternativa d. Cercamento, ou seja, a separação e a apropriação individual das terras