Eletroquímica
Eletrólise com arte
Introdução
A eletrólise é uma reação provocada pela aplicação de corrente elétrica e que os íons são responsáveis pela condutividade elétrica da solução.
Você também já sabe que, em solução aquosa, os íons movimentam-se aleatoriamente. Mas o que ocorre com esses íons quando aplicamos uma diferença de potencial? E quando aproximamos um campo magnético?
Materiais
2 béqueres de 100 mL
1 placa de pétri
1 ímã
50 mL de solução de sulfato de sódio
Indicador azul de Bromotimol
1 fonte de energia
1 bastão de vidro
Procedimentos
Posicione o ímã embaixo da placa de pétri, de modo que fique centralizado.
Coloque a solução de sulfato de sódio na placa de pétri e adicione o indicador até adquirir uma coloração verde.
Conecte os dois polos da fonte em cada pedaço de grafite e mergulhe-os na solução. Observe. Você pode usar parafusos de aço inoxidável no lugar do grafite.
Resultado
O indicador azul de Bromotimol apresenta uma coloração para cada faixa de pH. Em meio neutro, a cor indicada é verde, em meio ácido, é amarela e, em meio básico, azul.
No processo de eletrólise da água, a corrente elétrica fornece a energia necessária para a quebra das moléculas dessa substância. No polo positivo, catodo, o oxigênio da água é oxidado conforme a semi-reação mostrada na equação: 2 H2O ⇌ O2 + 4H+ + 4 e-
Como íons hidrogênio, H+, são formados nesse processo, o meio fica ácido e o indicador fica amarelo na região em volta do eletrodo positivo.
No pólo negativo, anodo, o hidrogênio da água é reduzido conforme a semi-reação: H2O + 2 e- ⇌ H2 + 2OH-
Com a formação de íons hidroxila, OH-, o meio fica básico e o indicador apresenta coloração azul.
Os íons presentes na solução são atraídos pelos polos elétricos opostos. Deste modo, os íons positivos são atraídos pelo polo negativo e os