História
1 INTRODUÇÃO 3
2 A Importância de Trabalhar a Diversidade Cultural na Escola 4
2.1 o que é cultura 4
2.1.1 Pluralidade Cultural: quebrando barreiras para o exercício da cidadania 5
2.1.1.1 Currículo, conhecimento e cultura. 6
2.1.1.1.1 Relação entre as fotos da diversidade cultural 6
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8 1 INTRODUÇÃO
O grande desafio da escola hoje é contribuir para formação de cidadãos críticos, conscientes e atuantes. Trata-se de uma tarefa complexa que exige da escola um movimento que ultrapasse temas, conteúdos e programas. Nessa realização, percebemos o verdadeiro sentido da palavra cidadania.
Este trabalho surge da necessidade de refletir sobre o que é cultura e como a escola tem trabalhado a diversidade cultural e qual é a proposta curricular para este desafio.
Nesta perspectiva a abordagem do termo diversidade cultural é um tema atual e relevante a partir do momento em que a “escola” desenvolve um ensino que procura atender a diversidade cultural de sua clientela.
Por isso a escola precisa estimular as diferenças e dar significados para oportunizar e produzir saberes em diferentes níveis de aprendizagens.
2 A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR A DIVERSIDADE CULTURAL NA ESCOLA
Assim podemos compreender que é fundamental no processo de aprendizagem e compreensão necessária para que se possa vê-lo “diferente” em suas complexidades de formas de relações humanas e suas afirmações, significações e ressignificações.
Sabendo que, a diversidade cultural está presente diariamente no contexto escolar, expressando-se na nossa música, na dança, na culinária, na nossa língua portuguesa e entre inúmeras atividades em nosso cotidiano.
Por isso, a escola deve propor a apropriação política do conhecimento científico e da cultura em geral não perdendo de vista o aspecto fundamental, ou seja, a noção