história
Tanto nas construções civis quanto nas religiosas, a arquitetura neoclássica seguiu o modelo dos templos greco-romanos ou o das edificações do Renascimento italiano. Exemplos dessa arquitetura são a igreja de Santa Genoveva, transformada depois no Panteão Nacional, em Paris, e a Porta do Brandemburgo, em Berlim.
A PINTURA NEOCLASSICA
A pintura desse período foi inspirada principalmente na escultura clássica grega e na pintura renascentista italiana, sobretudo em Rafael, mestre inegável do equilíbrio da composição.
Dominique Ingres (francês, 1780-1867) .sofreu grande influência de David , seu mestre .Ingres preferia os retratos e os nus às cenas mitológicas e históricas, Passou muitos anos em Roma, onde assimilou aspectos formais de Rafael e do maneirismo.
A grande odalisca IMAGEM 3 A pintura foi encomendada pela rainha Carolina de Nápolis, irmã de Napoleão. No caso desse retrato teria o segundo nu, que seria um pessoa dormindo mas foi destruído, o pitor quis adotar o o gosto temático pelo orientalismo. • Sobre as Cores: Ingres é econômico no uso das cores – como são os neoclassicistas. O azul das cortinas e do colchão acentua o tom quente da pele da odalisca, tornando-a ainda mais desejável. O amarelo e vermelho trazem uma ideia de luxo, de riqueza.
ESCULTURA
Na escultura, o movimento buscava inspiração no passado. inspirou-se na antiga tradição greco-romana, adotando princípios de ordem, clareza, austeridade, equilíbrio e propósito, com um fundo moralizante. Em linhas gerais buscou-se evitar o extremo contorcionismo da estatuária barroca e predominaram as formas mais naturalistas, e o colorido de superfície foi praticamente abandonado de todo em favor da exposição completa do material constituinte da obra. Canova foi o mais bem sucedido na exploração de uma ampla gama de sentimentos e de formas mais dinâmicas, passando da tranqüila ingenuidade juvenil em peças como As três graças, até à violência