recrutamento de pessoal nas organizações
Sabrina Albino
Prof.ª Jaqueline Neves
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Processos gerenciais (EMD0252) – Metodologia do Trabalho Acadêmico
22/10/2012
RESUMO
Conhecer que dentro de uma organização o recrutamento de pessoal é de suma importância, pois ele juntamente com a seleção de pessoal é a “porta de entrada”, para o desenvolvimento de pessoal. Seu objetivo é difundir no mercado de trabalho o ensejo que a organização solicita para as pessoas que possuam características especificas. O recrutamento pode ser feito de duas fontes diferentes, interno ou externo, sendo a primeira a mais aconselhada, pois é feita na própria organização. Com o recrutamento de pessoal as organizações receberam colaboradores mais preparados, motivados, treinados e aptos para ocupar os cargos que a empresa disponibilizava
Palavras-chave: Colaboradores; Organizações, Mercado de Trabalho.
1 INTRODUÇÃO
Para Pontes (2001, p. 30), “recrutamento procura candidatos para ocupar as vagas existentes, enquanto a seleção identifica o candidato mais qualificado entre aqueles recrutados”. Portanto quando não se tem um bom candidato às vagas, significa que o recrutamento foi falho, pois não existe seleção se não houver candidato recrutado.
Constatando se que uma boa seleção depende da eficiência do recrutamento, e de seus recrutados.
“O recrutamento funciona como um elo de ligação entre o ambiente externo e a organização, constituindo o primeiro ponto de contato entre o profissional e a instituição”. (KURCGANT, 1991, p.98). Sendo assim importante dentro de uma organização.
Para se fazer um recrutamento e necessário fazer antes um planejamento de pessoal, existem dois tipos de recrutamento: interno e externo, cabendo a organização decidir qual o melhor método de recrutamento para ela.
A empresa deve estabelecer suas necessidades e prioridades, visando suas deficiências e ressaltando as para um resultado