"História e teoria na Antropologia"- Allan Barnard
LICENCIATURA EM ANTROPOLOGIA
Disciplina: Introdução à Antropologia Social
Docente: Professor Fernando Florêncio
Aluno: Rosa Lina Góis Aires / 2004100399
Ensaio
Allan Barnard
HISTÓRIA E TEORIA NA ANTROPOLOGIA
COIMBRA, OUTUBRO 2013
História e Teoria na Antropologia
Alan Barnard, professor de Antropologia Social na Universidade de Edimburgo, escreveu este entre outros livros como, Research practices in the study of kinship (com Anthony Good, 1984), Hunters and herders ou Southem Africa (1992) e editou com Jonathan Spencer a Encyclopedia os social and cultural Anthropology (1996).
Este livro fala-nos de todos os percursos da antropologia como o evolucionismo, o difusismo, o funcionalismo, o funcionalismo estrutural, as teorias da acção centrada, as perspectivas Marxistas, o relativismo e a recente interpretação da visão pós moderna do estudo da antropologia, verificando-se que o mundo humano está em transição de uma passagem simples para uma mais complexa, havendo uma avaliação melhorada positivamente no mundo social, económico, religioso, parental e político.
Capitulo
Mudanças de perspectivas sobre a evolução
Este capitulo examina as particularidades da evolução e o crescimento da Antropologia evolucionista, e como se desenvolveu para compreender a sociedade humana de forma biológica e tradicional no séc. XIX. É também dado a conhecer as várias etapas do evolucionismo sendo elas pilares fundamentais para o crescimento da Antropologia enquanto ciência. São: o evolucionismo unilinear, evolucionismo universal, evolucionismo multilinear e o Neo-Darwinismo. Mostra-nos também que o evolucionismo está dividido entre filosofia, teologia da história marcada pela crença do destino ascendente de uma civilização e uma determinação de história devido a factos; biológico de Darwin, técnico de Morgan, económico de Marx e espiritual de Frazer. Havia na Idade Média um pensamento e uma crença de um mundo ordenado e todos os