História Oriental
DIEGO S. GOMES
HISTÓRIA DA ANTIGUIDADE ORIENTAL
TRABALHO COM TEXTO
SÃO PAULO
2014
1. Explique se é possível relacionar a descoberta e o uso do fogo com algumas transformações genéticas do homem.
Segundo o texto de Richard Leakey e Roger Lewin “uma tendência física do Homo erectus através do tempo foi à redução do tamanho dos dentes (e, por conseguinte, da mandíbula, juntamente com os músculos necessários para o seu funcionamento). Este fato tem sido interpretado como sinal de que, com o advento do cozimento, o alimento tornou-se menos duro e passou a exigir menor esforço na mastigação (...)”, assim este fato torna bastante razoável o relacionamento do fogo com as transformações genéticas do homem.
2. Identifique algumas das razões de ordem prática que possivelmente levaram os homens a se interessar pelo fogo.
Deve ter havido alguns benefícios imediatos e muito práticos no uso do fogo. O calor e a luz são dois motivos substanciais pelos quais nossos ancestrais poderiam ter tentado controlar o fogo para uso próprio. Ao prolongar o dia, a fogueira do acampamento propicia um foco social ímpar, intensificando as interações de um animal já muito social! Quando o Homo erectus seguiu em direção ao norte, para climas mais frios, a necessidade de calor tornou-se mais premente.
3. Os autores acrescentam um elemento novo para tentar explicar o interesse humano pelo fogo. Explique-o.
Os primeiros humanos devem ter visto incêndios se alastrarem por arbustos e florestas, a partir de uma combustão espontânea, mas há, sem dúvida, algo de sensual, até mesmo de mágico, em relação ao fogo. A fascinação provocada pelo fogo é obviamente profunda dentro de nós, criando um elemento místico no fogo. Podemos ter razoável certeza de que o fogo deve ter sido um elemento central nos rituais.
4. Qual a importância atribuída pelos autores à culinária?
Os autores Richard Leakey e Roger Lewin não tinham total certeza, porém