História geológica e Evolução Humana
Neste trabalho iremos falar sobre a longa história geológica do planeta Terra e sobre a evolução da espécie humana através dos anos. Falaremos também sobre as etapas da evolução humana.
História geológica da Terra
Esta história é longa e complexa, a sua evolução resultou numa série de fenômenos e mudanças significativas que afetaram a vida e outras histórias que se desenrolaram à sua superfície.
Só quando o Sol se estabilizou, há 4600 milhões de anos, é que a Terra pôde iniciar a sua carreira de evoluções contínuas, quer ao nível do solo, da atmosfera e das diferentes formas de vida. As partículas de poeira da nuvem de gás que rodeava o Sol chocaram entre si e amalgamaram-se, dando origem ao planeta, pois anteriormente era apenas um conjunto de rochas incandescentes. Nesta altura o Sol ainda era muito jovem para poder produzir grandes quantidades de calor e, por isso, a atmosfera era fria e completamente hostil. Entre os 4600 e os 4200 milhões de anos o interior da Terra compactava-se através de processos de fusão. Por ação da gravidade, os materiais mais pesados, como o ferro, ficaram no centro, e os mais leves, como os silicatos, formaram um primitivo manto de rocha parcialmente fundida. Só quando se verificou a expulsão de gases do interior do planeta é que a crosta terrestre pôde, enfim, arrefecer. Estes gases, sobre tudo vapor de água, anidrido sulfuroso e dióxido de carbono, lava e cinzas eram libertados pelos vulcões através de uma intensa atividade.
Formava-se assim a primeira crosta continental (entre 4200 e 3800 milhões de anos), que se movia sobre o manto mais denso que existia por baixo. Entre 3800 e 2500 milhões de anos atrás, o dióxido de carbono existente acabava por se dispersar na atmosfera ou na água, e, ao contrário de Venus, cujo forte efeito de estufa não permitiu a vida, na Terra esse efeito foi muitíssimo fraco e foi compensado com a formação de nuvens. A temperatura pôde estabilizar-se à volta dos 15 ºC. A chuva acabou por