história dos sistemas de controle
Os sistemas de controles sempre tiveram participação na história da humanidade, seja de forma biológica ou mecânica, a seguir veremos um breve resumo do desenvolvimento dos sistemas de controle em seus métodos no decorrer do tempo.
Controle Nível-Líquido
Por volta de 300 a.C. nos primórdios da engenharia de sistemas gregos, foi criado um relógio de água, que por meio de um gotejamento constante em um reservatório, proporcionava a capacidade de medir o tempo, e para isso, era necessário um nível de água constante para obter uma taxa de gotejamento que não varie, sendo necessário o uso de um sistema de controle semelhante ao das boias nas caixas de descarga. Sistema esse que foi posteriormente utilizado em um lampião de óleo, para manter a transferência de combustível constante e no nível desejado.
Controles de Pressão de Vapor Temperatura A utilização de sistemas de controle de vapor e pressão teve inicio por volta de 1681, com a criação da “válvula de segurança de Denis Papin”. Que consistia na adição de um peso em cima da válvula, quando a pressão dentro da caldeira ficava grande demais, a válvula abria e liberava vapor, voltando a fechar com a diminuição da pressão. Sendo assim, a pressão interna da caldeira era controlada de acordo com o peso inserido na válvula.
Temperatura
a edeNo século XVII, foi inventado na Holanda, por Cornelis Drebbel, um sistema de controle mecânico para chocar ovos, que conforme o calor excedesse o limite, o combustível era diminuído e assim mantinha a temperatura constante e ideal para a eclosão dos ovos.
Estabilização e Condução Em meados dos anos 1800, o desenvolvimento da área de controle de sistemas de controle focou bastante na direção e estabilização dos navios. Em 1874 Henry Bessemer desenvolveu um sistema que detectava o movimento angular do navio e com a própria energia hidráulica do navio se mantinha estável, os estudos nessa área foram bastante amplos para estabilizar