História dos Esportes
O boxe é uma arte marcial de combate onde dois lutadores se colocam frente a frente e lutam utilizando apenas os punhos, tanto para defender quanto para atacar. Esse esporte começou a ser praticado na Grécia e em Roma, sem regras alguma, podendo então levar o perdedor a morte. Essa luta foi adotada pela primeira vez em uma olimpíada chamada Jogos Olímpicos da Antiguidade, e os lutadores - utilizavando faixas de couro para proteção das mãos - ficavam em combate até que um deles caisse inanimado ou concedesse a derrota.
A cultura do boxe foi sendo esquecida na Grécia e em Roma, e só foi então, firmada e popularizada na Inglaterra, à partir do séc. XVII. Os boxeurs - lutadores de boxe - começam, à partir de então, a lutar por dinheiro o que fez com que o boxe ganhasse novas técnicas e regras atraindo novos praticantes. Dentre as novas técnicas estavam: o jogo de pernas e o jogo ofensivo. Já entre as regras então estabelecidas, estão:
- As lutas seriam dentre de um ringue de cordas (hoje continua sendo dessa forma);
- Os lutadores passariam a ser divididos em categorias, tendo como critério de divisão o peso;
- Os boxeurs passariam a utilizar luvas durante o combate e proteção nos dentes.
- O público seria separado dos lutadores.
- Cada assalto teria duração de três minutos com intervalos de um minutos para que os boxeurs recuperassem suas forças.
Essa alterações colaboraram para o desenvolvimento do boxe como um esporte favorecendo a tática, a velocidade de execução, o aperfeiçoamento esportivo e estética. Isso garantiu uma emoção à prática da modalidade.
Em 1904 o boxe foi adotado nos Jogos Olímpicos de Saint Lois e desde então só tornou-se cada vez mais conhecido, deixando na memória do seu público nomes como Rocky Marciano, Muhammad Ali, Teofilo Stevenson, Joe Frazier, George Foreman, Lennox Lewis, Jeff Fenech, Sugar Ray, entre outras lendas.
A história da Capoeira
A história da capoeira tem ínicio no séc. XVI, quando o