História do Esporte
Neste trabalho não buscamos citar datas e nomes conhecidos das práticas esportivas, já que o objetivo aqui é unicamente mostrar que o esporte, também conhecido como atividade/educação física, sempre existiu, mas com foco diferente em cada época.
Desde os primórdios da terra, a atividade física e o movimento corporal estiveram presentes auxiliando na sobrevivência do homem, de acordo com a necessidade e os objetivos de cada época da história. Com o avanço da humanidade, as habilidades motoras foram utilizadas com diversas finalidades e, dentre elas, podemos destacar o uso na guerra, com finalidade terapêutica, esportiva e na educação.
Pré-História
Nesta época, a história da origem do esporte se confundia com a própria história da origem da humanidade, pois o homem primitivo realizava atividades físicas naturalidade ao correr, saltar e lutar com animais predadores e em busca de comida; caminhar em busca de rios para instalar sua moradia e também nadar e mergulhar na prática da pesca. Natural e involuntariamente, o homem primitivo ficava sempre em movimento, melhorando sua condição física.
Antiguidade
O esporte mesmo desconhecido existia pelas atividades físicas presentes em vários períodos e regiões da Antiguidade. A China e Egito, por exemplo, tinham práticas do hipismo, da esgrima, da caça, das lutas, da natação, do arco e flecha, das corridas e os saltos.
Na Pérsia, Índica, China, Japão e outros povos, a atividade física servia como um ritual de preparação para a vida. Com isso, os orientais desenvolveram as artes marciais, a natação, o remo e outras atividades.
Também o esporte se evidenciou nesta época pelos enfrentamentos competitivos e os jogos em que o resultado era prêmio, status social, por exemplo: a luta na Roma Antiga sempre terminava com um vencedor e um perdedor. Roma utilizou o exercício físico para a preparação militar.
Moderna
Nesta época, a educação física passou a compor o currículo escolar, iniciando