História do esporte
O esporte possui uma história muito remota que vem desde a antiguidade até os dias atuais com o esporte moderno, onde é vivenciado por todos, seja atleta no palco de espetáculo ou como espectador. O que nos leva a pensar e agir a respeito de como está sendo feita a tão especulada utilização do esporte pelo capitalismo.
A prática esportiva vem sendo vista cada vez mais como reprodutora da força de trabalho, o que indica que o capitalismo está fazendo uso do esporte em seu beneficio de maneira que a população não perceba, isto quer dizer que ele usa o esporte de rendimento para desviar o foco dos problemas sociais. Michel Foucault, afirma que o esporte é visto como uma instituição disciplinadora e controladora do corpo, que pode ser de forma negativa ou positiva, já que o esporte possui duas vertentes resta saber qual tomar como base, a primeira e a de que ele pode ser usado como reforço da hegemonia das classes dominantes e a segunda como um espaço de articulação contra- hegemônica.
E perceptível que ao longo da história do esporte muitas dúvidas e perguntas surgiram, a cerca do mesmo, como por exemplo, será que ele é um elemento da cultura industrial que transforma os indivíduos em objetos consumidores ou é um espaço para a criação cultural? Controle e repressão erótica do corpo ou revalorização da sensibilidade? Essas são apenas duas das muitas perguntas que se tem a cerca da esportivização moderna. Muitos autores tentam responder esses questionamentos mais ainda não chegaram a conclusão exata, o que se pode afirma é que ele está cada vez mais abrindo espaço para criação cultural seja está masculina ou feminina já que as mulheres estão começando a conquista seus espaço dentro da sociedade em todos os âmbitos e o esporte não poderia ficar de fora.
Portanto, a longa historia do esporte ajuda-nos a entender um fenômeno surgido há milênios que se perpetuou ao imaginário do homem, e vem sendo usado como competição tornando-se hegemônico na