História do Esporte
PERSPECTIVAS1
Victor Andrade de Melo2
Rafael Fortes3
RESUMO: Esse artigo objetiva apresentar um panorama internacional e nacional da História do Esporte, aqui entendida como um campo profissional de investigação histórica que vem se delineando nas últimas décadas, não somente conduzido por “historiadores de formação”, mas certamente por pesquisadores que, independentemente de sua filiação acadêmica original, procuram se aproximar dos debates teóricos e metodológicos da disciplina
História. Após lançar um olhar sobre o percurso de conformação da História do Esporte, ao final apontamos algumas dimensões que podem, a nosso ver, contribuir para aperfeiçoar as iniciativas de pesquisa e para a consolidação do campo.
PALAVRAS-CHAVE: história do esporte; historiografia; práticas corporais institucionalizadas. ABSTRACT: This article argues that, in recent decades, sport history has emerged as a new professional field of historical research, driven not only by “historians”, but also by researchers whom, regardless of their original academic affiliation, seek to make use of methodological discussions of the field of history. The aim of this paper is to discuss this course of conformation and, in the end, point out suggestions to improve our research initiatives.
KEYWORDS: sport history; historiography; institutionalized body practices.
1
Esse artigo reúne e atualiza um conjunto de reflexões anteriores, apresentadas em eventos científicos e/ou parcialmente publicadas.
2
Professor Doutor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em História Comparada/IFCS. Coordenador do “Sport”: Laboratório de História do Esporte e do Lazer (www.sport.ifcs.ufrj.br). E-mail: victor.a.melo@uol.com.br.
3
Professor Doutor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Departamento de
Filosofia e Ciências Sociais. É também professor do Programa de Pós-Graduação em Lazer da Universidade Federal de Minas Gerais