história do vestuário
Grécia, Etrúria e Roma
Profª Aline Chaves
Creta
Creta
• Creta é a maior ilha situada no mar Mediterrâneo. Teve o apogeu de sua cultura entre 1750 a.C. e 1400 a.C. e muito influenciou em sua época inclusive à cultura grega.
• Pouco era sabido de sua história, a não ser especialmente pela mitologia, quando, na segunda metade do séc. XIX, o arqueólogo inglês Sir Arthur Evans descobriu o sítio arqueológico de Creta e, com isso, pôde-se conhecer e estudar melhor as questões minóicas.
• Creta esteve habitada desde o período Neolítico.
Seus principais produtos : vinho, azeite, as cerâmicas, os tecidos e a joalharia.
Creta
• No que diz respeito à indumentária local à época de seu apogeu, nota-se uma considerável diferença entre as roupas masculinas e femininas.
Deusa das serpentes, 1600 a.C.
Creta
• Os homens com roupas simplificadas de características ainda primitivas, usavam uma espécie de tanga com um cinto e torso normalmente nu; as mulheres, bem diferentes, usavam saias longas no formato de sino com babados sobrepostos, uma espécie de avental na frente e nas costas sobre a saia (lembrando a tanga masculina) e , na parte superior do corpo, portavam um tipo de blusa costurada nos ombros, de mangas curtas, porém deixando os seios à mostra – podendo ser associado à questão da fertilidade e fartura. As menos favorecidas usavam só a saia.
Acredita-se que essas roupas fossem feitas de linho, lã ou couro. Creta
• Havia grandes diferenças entre as roupas masculinas e femininas, contudo, em seus hábitos, havia pontos em comum. Um deles era o de afunilar muito a cintura: homens e mulheres, desde crianças, assim o faziam com um cinto; outro aspecto foi o dos cabelos longos em cachos, também usados por ambos os sexos
• Como adornos, tanto eles quanto elas usavam ornamentos como chapéus e turbantes. Para os pés, em dias mais quentes, eram