AS INFLUÊNCIAS DO GÓTICO MEDIEVAL NO GÓTICO ATUAL
Renata de Araujo Vidal*
RESUMO: Quando se pensa na palavra gótico, a primeira coisa que passa pela cabeça da maioria das pessoas é a imagem de algo sombrio e até mesmo dramático. Mas quando se estuda sobre o gótico medieval, o que vemos é algo completamente diferente, um período de mudança no qual houve a contraposição ao monopólio da igreja católica.
Mas afinal, há algo em comum entre essas duas coisas que possuem o mesmo nome, mas ao mesmo tempo parecem tão distintas?
Nesse artigo será estudado esses dois estilos góticos, analisando uma possível ligação entre as características do gótico medieval que talvez tenham influenciado no vestuário do gótico atual.
PALAVRAS CHAVES: gótico medieval; gótico atual; influências; semelhanças.
Atualmente não existe muita ligação entre o gótico atual e o gótico medieval, mas no que se trata de estética podemos encontrar vários elementos que mostram que esses dois não estão tão distantes assim um do outro, seja inconscientemente ou não. Para perceber isso primeiramente tem que se entender sobre esses dois estilos.
No período da idade média houve uma forte mentalidade religiosa devido ao monopólio da igreja católica, que dominava através do medo. Utilizava-se a lógica de simplicidade, as roupas eram largas, cobriam todo o corpo e não o valorizava. Tudo isso porque a igreja fazia as pessoas acreditarem que mostrar o corpo era pecado, sinal de pudor. E é durante a baixa idade média que começa a surgir o gótico, um novo estilo que predomina na Europa.
Em processo de descrédito a igreja tenta atrair o fiel novamente. As igrejas começam a ter um aspecto mais leve, paredes finas, várias janelas com vidraças coloridas e o formato horizontal fazendo com que essas estivessem mais próximas do céu. O vestuário aparece mais sofisticado, começando a mostrar algumas partes do corpo, dando algumas formas e o valorizando um pouco mais.
O gótico que vimos atualmente