HS UNIP
Kaique ; C0503B-5
Góticos
São Paulo
2014
Sumário
I. Origem da Palavra
II. Antropologia
III. Subcultura Gótica
IV. Tipos de Góticos
V. Costumes
VI. Religião e Simbolismo
VII. Discriminação
VIII.
Imagem 1 - Góticos
Góticos
Origem da palavra:
Historicamente, há correntes que afirmam que Gótico deriva-se de Godos, povo germânico considerado bárbaro que diluiu-se aproximadamente no ano 700 d.C.
Na época do Renascimento, no século XVI, o termo godo era sinônimo de "inculto destruidor da arte clássica". E esse conceito pejorativo, passa a ser usado para classificar a arte cristã produzida entre o século XII e XVI, período em que a Igreja absorvia a estética pré-cristã da região onde se instalava, chegando até mesmo a absorver certas características pagãs.
Assim, analogicamente, esse estilo arquitetônico predominante nesses séculos, cheio de ogivas, vitrais e gárgulas, passaram a ser considerado pelos italianos, o "povo bárbaro" que "invade" o "povo clássico-cristão", tornando impura a arquitetura cristã da época.
O termo "gótico" acabou formando uma coesão do obscurantismo medieval, fincando deste modo, raízes permanentes na Europa.
Oficialmente, o nome gótico foi batizado assim durante uma apresentação do Joy Division, por Tony Wilson, que relatou que o som da banda "era algo dançante e 'gótico'(...)"
De lá pra cá, diversas bandas relacionadas à subcultura que começavam a surgir, ao serem entrevistadas pela mídia de, como seria classificada a atmosfera de suas músicas, por vezes respondiam ser de temática "sombria e soturna, gótica". Com isso o termo gótico começou a ganhar ares de estilo.
Atualmente, o gótico permanece em atividade e em constante renovação cultural, que não se baseia apenas na música e no comportamento, mas em inúmeras outras expressões artísticas.
E, tirando algumas influências estéticas (estéticas não no sentido visual, mas na arte em si) há muito