dentes
PROFESSORA: ROBERTA BESSA VELOSO SILVA
ESTATÍSTICA DESCRITIVA
DEFINIÇÕES BÁSICAS:
ESTATÍSTICA: É a ciência que se preocupa com a coleta, organização, análise e interpretação dos dados experimentais.
EXEMPLO: Foram observados os pesos, em kg, de 500 crianças numa certa faixa etária, atendidas nos ambulatórios da cidade de Alfenas, MG, em um determinado dia. Coleta: 14, 10, 12, 8, etc. (em quilos) Organização: Tabelas e Gráficos Análise: Qual é o peso médio? Média = 6 quilos, por exemplo. Interpretação: Por que tão baixo esse peso médio?
OBSERVAÇÃO: A ciência estatística é aplicável em qualquer ramo do conhecimento onde se manipulam dados experimentais. Por exemplo: Epidemiologia, Física, Química, Biologia, Ciências Sociais, Ciências Administrativas, Ciências Agrárias, etc.
POPULAÇÃO: É o conjunto de elementos com pelo menos uma característica comum. Essa (s) característica (s) comum deve delimitar inequivocamente quais elementos que pertencem à população e quais os que não pertencem. A população pode ser finita ou infinita (população grande: não pode ser enumerada completamente).
AMOSTRA: É um subconjunto de uma população. É necessariamente finita, pois todos os seus elementos serão examinados para efeito da realização do estudo estatístico desejado.
VARIÁVEL: Característica pela qual deseja-se que a população seja descrita. Essa característica pode assumir diferentes valores de elemento para elemento.
DADO: É o valor que assume a variável para um elemento em particular.
NOTAÇÃO: Tamanho da população = número de elementos da população: N Tamanho da amostra = número de elementos da amostra: n Variável: X, Y, Z, etc. (São letras maiúsculas, geralmente as últimas do alfabeto)
TIPOS DE VARIÁVEIS
As variáveis podem ser qualitativas ou quantitativas, sendo que as qualitativas dividem-se em nominais e ordinais, e as quantitativas em discretas e contínuas.