Dente
GRUPO FAEF ENSINO SUPERIOR
CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA
Anatomia e Histologia do Dente
GARÇA
2014
FAEF
GRUPO FAEF ENSINO SUPERIOR
CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA
Anatomia e Histologia do Dente
BRUNO PEDROSO ELIAS R.A. 41.663
GARÇA
2014
Resumo
Em sua forma mais primitiva nos vertebrados, os dentes aparecem como estruturas cônicas situadas em fileiras opostas na cavidade oral. Nos mamíferos cada dente consiste de uma parte encaixada na mandíbula e uma exposta acima da gengiva no maxilar.
Os dentes são estruturas esbranquiçadas, que tem como função, cortar, rasgar e triturar os alimentos, e também em alguns animais servem como arma de defesa.
Os dentes são divididos em 4 grandes grupos, os incisivos, os caninos, os pré-molares e os molares.
Introdução
Com o avanço das tecnologias odontológicas e da odontologia veterinária, os dentes estão cada vez mais importantes nas clinicas veterinárias. Com tamanha importância dada aos dentes os técnicos e os médicos veterinários deveram estar cada vez mais familiarizados com a terminologia e a anatomia dos dentes.
Os dentes se desenvolvem a partir do ectoderma e do mesoderma. O esmalte é derivado do ectoderma, todos os demais tecidos diferenciam-se do mesênquima.
Em sua forma mais primitiva nos vertebrados, os dentes aparecem como estruturas cônicas situadas em fileiras opostas na cavidade oral. Nos mamíferos cada dente consiste de uma parte encaixada na mandíbula e uma exposta acima da gengiva.
Os dentes são dispostos em quatro grupos, sendo eles, incisivos, caninos, pré-molares e molares, cada um com sua devida função.( DYCE.2004)
Conteúdo
Os dentes são estruturas esbranquiçadas, localizadas no maxilar e na mandíbula, que tem como função, cortar, rasgar e triturar os alimentos, e também em alguns animais servem como arma de defesa.
Um dente fica fixado por sua raiz, em uma cavidade denominada alvéolo. Um tecido conjuntivo, o