dentes
A prótese dentária é um dispositivo artificial que propõe-se a substituir a função original dos dentes naturais ausentes, sendo que esta deve ser colocada em casos de uma ausência parcial ou total dos dentes.
A prótese tem como objectivo substituir uma dentição existente, mas em condições irrecuperáveis, com vista à reabilitação bucal em todas as suas funções: estética, fonética e a mastigação.
Tipos de prótese dentária
Existem vários tipos de próteses dentária, nomeadamente a nível de materiais e desenhos, estas podem ser produzidas com matérias em acrílico ou porcelana.
Tipos de prótese dentária:
Prótese fixa: As próteses fixas são próteses que não podem ser retiradas pelo paciente, pois estas estão suportadas por pilares como os próprios dentes. Contudo possuem grandes vantagens ao nível funcional e de comodidade, sendo semelhantes ao de um dente natural. Neste caso a sua aplicação depende da estrutura a reabilitar.
Prótese removível: As próteses removíveis não se encontram fixas de forma permanente, podem e devem ser retiradas da boca pois suportam dentes adjacentes. Este tipo de prótese pode ser suportada pela própria mucosa e oferece uma grande variedade de opções na reconstrução.
Dor
No processo de colocação de uma prótese dentária a dor é mínima ou inexistente, na medida em que a anestesia é eficaz e estará a lidar com profissionais na área que estão concentrados em tornar o processo o menos doloroso possível.
Conselhos a portadores de próteses dentárias
Quando se começa a utilizar uma prótese dentária a prótese pode trazer algum desconforto que é natural na fase de adaptação, mas passada esta fase irá ser extremamente recompensada.
Nos primeiros dias, tente usar a sua prótese durante a maior parte do tempo.
Nesta fase de adaptação a prótese parecerá incomodar, a saliva será mais abundante, a fala soará estranha e poderá ter náuseas. Tudo isto desaparecera com o tempo.
Nesta fase a prótese pode ainda não estar estável, pois a