Dentes
Molares: São os últimos dentes da boca, distribuídos em quatro conjuntos de três dentes (12 no total). São responsáveis pela fase final da mastigação, moendo o alimento, antes da deglutição.Os molares são os primeiros a surgir na dentição humana .
Primeiro Molar Inferior
É um dente que está inserido na mandíbula localizado a frente do Segundo molar inferior e atrás do segundo pré-molar inferior de ambos lados da arcada havendo dois primeiros molares inferiores um esquerdo e um direito ou falando conforme padrão anatômico ele localiza-se mesialmente (em relação ao plano médio da face) ao segundo molar inferior e distalmente (também considerando o plano médio da face) ao segundo pré-molar inferior de ambos os lados da boca. A função deste dente é a mesma dos demais molares e consiste em triturar os alimentos. Eles possuem na maioria dos casos 5 cúspides bem desenvolvidas: 2 no lado vestibular (mais próximo a bochecha ou vestíbulo), duas cúspides linguais (do lado que toca a língua) e uma cúspide distal (no lado que toca o 2 molar). No sistema de Notação Dentária FDI o primeiro molar inferior esquerdo é designado pelo número 36 e o direito pelo número 46 .
Primeiro Molar Superior
É um dente inserido no osso maxilar. A qual nele possui o tuberculo de carabelli. A coroa do primeiro molar é da mesma altura da coroa dos pré-molares, porém é duas vezes mais larga. Possui uma forma de trapézio escaleno e tem 4 cúspides (duas vestibulares e duas palatinas). A face vestibular é menor que a face palatina. Possui três raízes, duas vestibulares e uma palatina. A raiz palatina é a maior e mais longa de todas, as três raízes não se fusionam e estão sempre bem separadas uma das outras.
Erupção e medida
Início
Erupção
Término
Calcificação
25 semanas
6 anos
9 anos
Total
Coroa
Raiz
Comprimento
22,0 mm
7,7 mm
14,3 mm
Mesiodistal
Vestibulo-lingual
Diâmetro
10,3 mm
11,8 mm
Segundo Molar Inferior
Essse dente se