História do tunning
Foi no início da década de 90 quando se deu o grande aumento do número de automóveis e a sua produção em série, que as primeiras pessoas começaram a alterar os motores do famoso Ford T para obter mais potência.
A palavra tuning seria uma tradução aproximada de afinação ou otimização. No caso da aplicação em automóveis, o tuning seria a arte de modificar o carro tornando-o diferente do original e único. Hoje em dia o termo tuning engloba todas as vertentes da preparação e modificação do automóvel: preparação do motor (engine tuning), otimização eletrônica (chiptuning), preparação de chassis (chassis tuning), alterações de carroçaria (customizing ou carstyling)e mais recentemente In-Car Enterteinment (ICE).
A cada ano que passa novas tendências vão surgindo e vão sendo adaptadas ou seguidas por pessoas que gostam de alterar seus automóveis. As alterações feitas, para além de ter preocupações estéticas, devem acrescentar características ao carro de forma a torná-lo mais potente, não desprezando a segurança e o comportamento do carro. Além do prazer pessoal, muitas pessoas participam de concentrações, encontros, exposições onde podem mostrar seu trabalho, e quando o interesse é mais desportivo ainda participam de provas de aceleração ou em track days. Os Car audio também participam de diversos tipos de competições destinadas a avaliar a potência sonora ou a qualidade do som. Campeonatos como o Super Turismo Europeu e Stock Car e a sequência de filmes Velozes e Furiosos (2001) contribuíram significativamente para a disseminação do tuning em nível mundial. Salões como o Paris Tuning Show (França), SEMA Show (EUA), Salão de Essen (Alemanha), e o Salão de Tóquio (Japão) são onde as grandes empresas especializadas encontram-se para a divulgação dos seus produtos ao público dessa área.
Existem diversos movimentos ligados ao tuning:
-Hot Rod: carrocerias dos anos 20-30 com motor V8 atualizado, interior e acabamentos caprichados e pinturas