O Rádio
Existem muitas definições para a palavra rádio :
Rádio (elemento químico) - um elemento químico
Rádio (Ondas de rádio) - um tipo de radiação electromagnética
Rádio (comunicação) - um recurso tecnológico das telecomunicações
Radiodifusão - a indústria do rádio
Rádio (osso) - um osso do braço humano
Mas a apresentamos hoje é do rádio tecnológico:
Rádio é um recurso tecnológico das telecomunicações utilizado para proporcionar comunicação por intermédio da transcepção de informações previamente codificadas em sinal electromagnético que se propaga no espaço. Uma estação de radiocomunicação é o sistema utilizado para executar contactos à distância entre duas estações, ela é composta basicamente de um transceptor (transmissor-receptor) de radiocomunicação, de uma linha de transmissão e da antena propriamente dita. A este sistema se dá o nome de sistema irradiante. A radiodifusão é uma emissão comercial, que ocorre apenas por transmissão de sinais, sem a sua transcepção.
História:
O desenvolvimento da radiocomunicação inicia-se no Sec. XVI com os primeiros estudos sobre electromagnetismo
A verificação experimental do alemão Heinrich Rudolf Hertz (1857-1894), em 1887, da existência das ondas de rádio mais tarde chamadas ondas hertzianas, com propriedades semalhantes às das ondas luminosas, revela novas possibilidades para a programação da voz. Pouco depois o Físico Édouard Branly (1844-1940) constrói um aparelho que capta essas ondas, conhecido como Coesor.
Em 1896, o russo Aleksandre Popop (1859-1905) desenvolve a antena transmissora de sinais a pequenas distancias e, no mesmo ano, o italiano Guglielmo Marconi regista a patente do seu telegrafo sem fios, que transmite a capta sinais – até 100metros considerado o primeiro rádio do mundo.
Somente em 1924 as primeiras transmissões de imagem –