sistemas operacionais
Microsoft vem trabalhando continuamente para aprimorar os quatro pilares que garantem a qualidade da plataforma de servidores Windows: Produtividade, Confiabilidade, Conectividade e Economia. E o Windows Server 2003 é o resultado mais recente deste trabalho.
Lançado pela Microsoft em 24 de abril de 2003, o Windows Server 2003 é um sistema operacional de rede desenvolvido como sucessor do Windows 2000 Server. Em seu núcleo está uma versão do Windows XP com algumas funções desligadas para permitir um funcionamento mais estável do sistema.
O Windows Server 2003 inclui todas as características que os usuários esperam de um sistema operacional de missão crítica. E mais: incorporou os benefícios da plataforma.NET para permitir conectividade de informações, pessoas, sistemas e dispositivos com facilidade. O Windows Server 2003 é a versão de produto mais focada no cliente da historia da Microsoft.
Assim como o Windows 2000, este apresenta o Active Directory como principal ferramenta para a administração de uma rede. É um sistema utilizado estritamente em redes de computadores.
O Windows Server 2003 da Microsoft (Bill Gates) trouxe novas melhorias aos serviços de rede e ao Active Directory, que agora implementa mais funcionalidades em relação ao Windows 2000 Server.
Após três anos funcionando em grande parte dos ambientes corporativos, o Windows 2000 agora se prepara para receber sua mais nova atualização. O Windows 2003 surge no mercado com a promessa de oferecer uma série de melhorias e suporte para futuras tecnologias.
O primeiro diferencial é referente às versões disponíveis do produto. São quatro versões para servidores:
Windows 2003 Server - Standard Edition:
Suporte para até 02 processadores, 04 GB de RAM. Esta versão vem a substituir o Windows 2000 Server;
Windows 2003 Server - Enterprise Edition:
Suporte para até 08 processadores, 32 GB de RAM. Esta versão vem a substituir o Windows 2000 Advanced