História do Rio de Janeiro
A fundação do Rj se dá a partir de Estácio de Sá,porém,antes tem um acontecimento que é o interesse dos franceses na América(não há invasão ao Brasil) há uma invasão a colonia portuguesa.
O comércio
O Rj tem uma posição geográfica privilegiada que permite que todos os eixos de comércio circulem. O Rj se caracteriza pela centralidade (fica no centro do comércio Atlântico),a França não tem vinculos com a Igreja Católica,pois esta em plena confusão ideológica religiosa ,que demora a se decidir se é protestante ou católica.
Com o rei sendo católico,a França deseja ocupar um local estratégico,pois se achavam no direito (não só Portugal e Espanha poderiam colonizar ,não obedecendo o Tratado de Tordesilhas)
A França não tinha experiência em processo de colonização ,ele esta começando,o que ela estava fazendo de comércio no litoral,Portugal já fazia anos antes.
O comércio entre França e Brasil no século XVI
O que havia oficialmente era a pirataria, que regia o comércio internacional.
A França precisava aumentar seu cabedal financeiro,porque ela esta em uma crise interna e precisa vender mais do que compra.
França
Os protestantes sofriam nas mãos do rei católico,Calvino recebe uma carta de Vilegainhon,o mesmo escreveu que precisava de uma remessa urgente de franceses protestantes. A França ainda não estava identificada quanto ao seu víeis religioso.
A Reforma Protestante não chega a Portugal e Espanha,ambos foram os únicos lugares onde a Igreja Católica se manteve forte.
Por que Villegainhon vai tentar de inteiro apoio e D.Henrique não tem condições de enviar ajuda?
A França vivia uma crise ideológica,interna,econômica e politica. O que a França realmente queria?
Ao abordar a tentação de implantar a França Antártica,a França jamais reconheceu a divisão do papa por Portugal e Espanha. Isso motivava e justificava este avanço.
A França Antártica tentaram expulsar o portugueses do Brasil afim