História do Rio de Janeiro ( Resumido)
O Estado do Rio de Janeiro está situado na região sudeste, a área mais dinâmica do país (eixo Rio- São Paulo- Belo Horizonte) e possui uma área de aproximadamente 43 Km², o que equivale a apenas 0,5% da área do Brasil, ocupa o 24° lugar em extensão territorial no país. Limita-se ao norte e noroeste com o estado de Minas Gerais, a nordeste com Espírito Santo, ao Sul, a Leste, Sudeste e Sudoeste com o oceano Atlântico e a oeste com São Paulo.
O Rio de Janeiro é o 2° polo industrial. Produz cerca de 71% do petróleo nacional, é o maior produtor de gás natural e grande produtor de pescado. Possui uma localização estratégica em relação ao Mercosul ,com litoral extenso, fatores positivos para sua economia. Apresenta inúmeras belezas naturais, porém um dos que mais degradou sua natureza. E também o estado mais urbanizado, com 96% da sua população vivendo nas cidades.
O município do Rio de Janeiro integra a 2ª maior metrópole, sendo o principal local de entrada de turistas estrangeiros no Brasil.
Em contraste por aspectos positivos, o espaço fluminense apresenta grandes desigualdades internas, fato observado quando comparamos o município com os demais, ou quando estudamos as suas regiões. O estado também enfrenta problemas como violência, favelização, poluição, etc.
História do Rio de Janeiro
A região que ocupa atualmente a cidade do Rio de Janeiro foi descoberta no dia 1º de janeiro de 1502 por uma expedição portuguesa comandada por Gaspar de Lemos, que acreditou ter chegado à desembocadura de um grande rio, assim, batizou a baía com o nome de Rio de Janeiro. Contudo, foram os franceses que primeiro se estabeleceram na região e competiam com os portugueses no comércio madeireiro. Os portugueses estabeleceram serrarias naquela localidade e, em resposta à ameaça da presença portuguesa, os franceses trouxeram colonos para habitar e explorar o lugar, em 1555. Depois de anos de luta os franceses foram expulsos.
Como resposta às intenções francesas, no